Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Papa Francisco define tema da Jornada Mundial da Juventude de 2022

O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá em Lisboa, no ano de 2022, realizou o primeiro encontro com o Comitê Organizador Diocesano (COD) de todas as dioceses de Portugal. Os bispos católicos nomearam nas últimas semanas os responsáveis pelo Comitê Organizador Diocesano (COD) da JMJ, que constituem a Comissão Interdiocesana da jornada e são representantes de todo o país na organização da Jornada Mundial da Juventude de 2022.
O Comitê Organizador Local da JMJ 2022 é presidido pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, e liderado por dois coordenadores-gerais: Dom Joaquim Mendes, para a parte pastoral, e Dom Américo Aguiar, para a logística. Na primeira reunião do COL com o COD, foram tratados temas relacionados com a abertura dos concursos do logo e do hino da JMJ Lisboa 2022.
No final de junho, o Papa Francisco anunciou os temas escolhidos para o itinerário de três anos das JMJs, que culmina com a celebração internacional do evento em Lisboa. “A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39)”, disse o papa, no Vaticano.
As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram por iniciativa do Papa São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos ou no sábado, como na Diocese de Barretos que promove a Vigília Diocesana da Juventude, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.
As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Compartilhe: