sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Artigos

O poder do diálogo

Se há uma palavra que devemos repetir sempre, até nos cansarmos, é Diálogo. Precisamos sempre assumir o compromisso de promover a cultura do diálogo, em todos os lugares que estamos inseridos, proporcionando uma nova experiência para todos os envolvidos, e assim, reconstruir nossa estrutura social que atualmente vive sobre o poder do individualismo.
Fazer diálogo significa vivenciar um aprendizado autêntico, uma experiência que nos ajuda a conhecer o outro como um importante protagonista da sociedade; assim, conseguimos olhar para todos sem uma visão preconceituosa, individualista, estando sempre dispostos a escutar, entender e apreciar a história e opinião de cada um.
Devemos sempre, em meio a nossa realidade, promover uma cultura que privilegie o diálogo como forma de encontro levando sempre em consideração a compreensão e o respeito pelo próximo. É através de ações assim que vai se tornar possível resgatar o valor do respeito, algo que há tempos se perdeu.
Acontecerá uma relação de paz muito mais duradoura na medida em que todos estejam munidos pelo diálogo, e ensinar uns aos outros o significado do encontro e da escuta. Que ao invés de críticas, palavras mal ditas e destruição todos aprendam a semear o dialogo para que nosso meio social seja diferente e reine a paz.
Roger Manoel
Seminarista

Compartilhe: