domingo, 16 de Abril de 2017

Artigos

O ORÇAMENTO NAS EMPRESAS

De acordo com alguns estudos, os orçamentos representam um dos instrumentos de controle gerenciais mais utilizados pelas empresas no mundo, funciona como uma ferramenta que os gerentes podem utilizar para monitorar periodicamente o progresso dentro da empresa, comparando resultados reais com resultados planejados. Portanto, a primeira finalidade do controle orçamentário é possibilitar à direção a tomada de decisões que corrijam as falhas existentes e procurar colocar a empresa no rumo certo. Se, por outro lado, a avaliação periódica mostra que a organização está no rumo certo, com resultados reais que equivalem aos resultados planejados no orçamento, nenhum ajuste ao plano de ação será, então, necessário. É fundamental que haja uma avaliação sistemática de seu efetivo potencial para a gestão das empresas, representa a formalização e a quantificação dos planos estabelecidos pela administração da empresa. 
O orçamento quando elaborado seguindo um planejamento estabelecido por metas e preparado para que essas sejam alcançadas através de um controle onde, as informações coletadas sejam utilizadascaso ocorra alguma mudança, para realizar o ajuste necessário para se alcançar o objetivo proposto, tende a propiciar a empresa várias vantagens, dentre elas, a comunicação clara e concisa entre a gerência e a organização quanto ao objetivo a ser alcançado; com a elaboração do orçamento os encarregados tem que planejar o futuro de seus setores dentro da organização; o planejamento orçamentário identifica em qual e quanto será alocado em recursos nos setores, visando a maximização da eficácia, evitando e identificando-se os gargalos antes mesmos que estes aconteçam e servem de parâmetro de avaliação com base nas metas e objetivos propostos.
Deve-se ressaltar que, independente do tipo de orçamento utilizado, o mesmo deve ser estipulado e adequado ao segmento da empresa. Todos os setores devem participar e colaborar ativamente para que os objetivos sejam alcançados sem que ocorram gargalos e desperdícios desnecessários de recursos.
Prof. Msc. Eduardo de Carvalho Machione 
Coordenador de Pesquisas da Faculdade Barretos machione@colina.com.br 
 
Lucíola Bonfante Lombardi
Graduada em Administração pela Faculdade Barretos
luciolalombardi@hotmail.com

Compartilhe: