Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

O Evangelho de Mateus

Evangelho é uma palavra grega que significa boa notícia ou boa mensagem. Jesus anunciou a boa nova, mas não escreveu. Isso coube ao discípulo e aos apóstolos. O Evangelho atribuído a Mateus foi o evangelho mais importante até o fim do século II, e praticamente formou o alicerce das comunidades cristãs, comprometidas com a pessoa de Jesus e dispostas a continuar sua ação no tempo e no lugar em que viviam.
Este evangelho não é o primeiro, mas foi colocado no começo do Novo Testamento pelo motivo de ser o mais apropriado para anunciar a passagem das promessas contidas no Antigo Testamento para a sua realização em Jesus Cristo e por meio dele.
A autoria deste livro foi atribuída a Mateus que era apóstolo de Jesus (Mt 10,3), conforme atestou o bispo Papias, do século II, e foi aceito por todos. O autor do evangelho é mais um redator, alguém que organizou diversos documentos, coletâneas catequéticas, escritas ou orais, sobre palavras e atos de Jesus, bem como episódios de sua vida e juntando deu forma ao livro que hoje conhecemos.
No ano 70 d.C., o Império Romano sufocou o movimento judaico revolucionário, tomou Jerusalém e destruiu o templo. Os judeus dispersaram. As comunidades cristãs que aí existiam saíram antes do evento previsto por Jesus (Mt 24,2). Algumas foram para Pela, no lado oriental do rio Jordão, outras se espalharam pela Síria e Fenícia, e outras ainda se refugiaram junto à comunidade de Antioquia na Síria.
E foi provavelmente de Antioquia, pelos anos 80 d.C., que Mateus escreveu o seu evangelho para essas comunidades que tinham nascido na Palestina. Isso explica um pouco as preocupações de Mateus. Ele é um judeu convertido ao cristianismo e se dirige ao mesmo tipo de pessoas.
Mateus quer mostrar que Jesus e a sua ação realizam tudo o que o Antigo Testamento anunciava e prometia. Depois, que o cristianismo também é uma ruptura com a religião judaica oficial, perpetuado em formas e vivências que já estavam muito distantes do projeto de Deus revelado e realizado em Jesus.
O Evangelho não é a biografia de Jesus, é uma continuidade do anúncio e da missão de Jesus, dos quais as comunidades são chamadas a participar. E isso ocorreu em duas etapas, na primeira, o anúncio era muito simples e consistia em proclamar a acusação de que a sociedade tinha assassinado um inocente que só queria a justiça (Atos 2,23.32-36). Surpreendidas e arrependidas, as pessoas convertiam-se a Jesus. Depois, então, aprendiam sobre a vida de Jesus, uma catequese, muito resumida. Lendo Atos 10,36-43, podemos ter uma ideia de como era essa primeira catequese.
Cada evangelista apresenta Jesus de uma forma. Para Mateus, Jesus é o “Deus conosco” (Mt 1,23), uma clara citação do Profeta Isaías (7,14): “a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco”. Encerrando o evangelho, Jesus envia seus discípulos em missão, batizando as pessoas e ensinando-as a observar tudo o que ele ensinou e faz a grande promessa: “eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20).

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot.com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Compartilhe: