Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

O Espírito Santo se manifesta em nós

Sabedoria e ciência caminham juntas, como dois remos que conduzem o povo de Deus. Sabedoria aqui não é sabedoria humana; não é cultura ou grau de escolaridade. É a sabedoria que vem do Espírito Santo. Esse dom não nos torna autoridades, nem nos dá o direito a falar grosso, “na ponta dos pés”, trata-se sim de algo muito simples que beneficia o outro.
O Senhor não quer o dom da sabedoria apenas para alguns pregadores, estudiosos, mas para todos: para o pai de família, a mãe, o operário, o jovem. É uma sabedoria “feijão com arroz”, que podemos levar para o filho, a mulher, o marido, o vizinho, o empregado, o colega de trabalho.
Por termos recebido o Espírito Santo, Ele se manifesta em nós. Somos apenas o fio condutor, e não podemos nos esquecer disso. Às vezes, desconhecemos que o que dissemos ao outro foi uma palavra de sabedoria; nem mesmo percebemos que o atingiu, tocou, transformou, esclareceu uma dúvida, libertou da opressão, da desorientação.
O dom da palavra de sabedoria é concedido pelo Senhor em momento oportuno. Como diante de uma criança que necessita de correção, por vezes somos impelidos pela cólera a logo bater e ralhar! Em momentos como este, o próprio Espírito Santo nos orienta com Sua sabedoria: falar, repreender ou esperar.
O Espírito Santo sempre traz a orientação! Ele inspira em nosso coração a palavra certa, de sabedoria, que é como a semente, pequenina. O Espírito Santo planta a semente da sabedoria, o que é o certo, o correto.
O dom da palavra de sabedoria precisa de um ambiente propício e apenas frutificará em um bom terreno. Certamente não vingará no asfalto. A pessoa deve ser dada à oração, à Palavra de Deus, à escuta atenta de Deus; porque, percebendo que a palavra vem do Senhor, ela obedece.
A palavra de sabedoria é um dom preciosíssimo, pelo qual Deus conduz as nossas vidas. Ela está aí, ao nosso alcance. Resta-nos acolhê-la para levá-la a nossos irmãos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Compartilhe: