quarta-feira, 20 de junho de 2018

Artigos

A nossa consciência é a voz do Espírito

Quando nós, na humildade e na oração, aprendermos a ouvir a Palavra de Deus, a voz do Espírito Santo dentro de nós, e não a voz das nossas emoções, das nossas empolgações, começaremos a “acertar o passo” com o projeto de Deus.
Não será exatamente pelo fato de até agora você ter feito as coisas pela sua cabeça, sem perguntar a Deus, sem escutá-lo falar no fundo da sua consciência que as coisas vão tão mal em sua casa? Será que a conversão daquela pessoa ainda não aconteceu justamente porque você continua atrás dos “seus” projetos, em vez de buscar o projeto de Deus?
A nossa consciência é a voz do Espírito Santo, uma voz sutil, mas penetrante, regeneradora. É por ela que Deus nos fala com amor, Ele fala lá no fundo da nossa consciência, para nos mostrar todas as coisas.
Contudo, é preciso buscar, ser assíduo na oração. Não tenha medo de conversar com Deus sobre a sua vida! Fale de seu filho, de seu marido, de sua mulher, de seu emprego, do grupo de oração. Do seu jeito mesmo, Deus escuta sua oração.
Pergunte ao Senhor, para que Ele venha falar dentro de você, depois fique em silêncio. No começo, somos ruins de ouvido, mas, depois, com a prática, vamos aprendendo a ouvir com o coração.
No começo, pode parecer que o Senhor não fala nada, não responde nada. Mas quanto mais você vai perguntando e escutando mais Ele Lhe dará sabedoria, ensinará o que fazer em cada momento, diante de cada situação. Muitas vezes, o Senhor fala, fala, fala… porém “fingimos” que não ouvimos.
Quando rezamos e pedimos a Deus sua orientação, Ele nos guia, também, pelos acontecimentos e por meio das pessoas que coloca em nossa vida. Preste muita atenção a isso! Deus age pelas causas segundas, dizem os teólogos, isto é, por meio de suas criaturas. Deus não falará em seu coração algo diferente ou contrário àquilo que já ensinou ao Magistério Sagrado da Igreja. Assim você terá um discernimento correto sobre o que fazer!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Compartilhe: