Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

A necessidade de mudança

Ao pararmos para refletir sobre as possíveis mudanças de mentalidade que se deve ocorrer nos dias atuais em nossa sociedade, ao qual se tem enfrentado grandes desafios: político, econômico, violências, descaso contra os irmãos por parte da corrupção, crises sentimentais, entre outros aspectos que nos incomodam e nos roubam a paz, percebe-se que a maioria das pessoas parece dormir, sonhar, delirar, e fantasiar que algo em comum aconteça. Porém, a mudança de mentalidade mais profunda é uma mudança que parte do sujeito em si, que adentrando em seu interior descobre a capacidade que tem para formar sua própria conduta de vida, e não se deixar manipular por sistemas que o faz escravo do rancor do ódio etc.
Nesse sentido, é necessário entender o porquê devemos mudar, e saber que existem três coisas que o ser humano mais quer na vida, que acredita que tem, mas na verdade não tem: “Felicidade verdadeira”, “Liberdade (verdadeira)” e “Paz de Espírito (tranquilidade da alma)”. Esses três pontos nos fazem questionar em primeiro momento: será que sou feliz?
Sabemos que atualmente o conceito de “Felicidade” foi engolido pelo conceito de prazer, satisfação e consumo, e desta forma estamos imersos em várias “propagandas enganosas” de que as coisas materiais podem nos fazer felizes, e assim distraídos com todo esse sistema consumista e manipulador, nos esquecemos de cuidar de nós mesmos e do outro e assim vivermos o amor e a fraternidade.
Há uma necessidade de entender que o prazer e a satisfação estão no “corpo” e são passageiros, e a Felicidade está em nossa “alma” e em nosso “coração”, ao qual permanece e ninguém nos rouba. Portanto a maioria das pessoas de hoje em dia estão procurando felicidade em um lugar errado, é preciso mudar.
Assim sendo, sem essa mudança de mentalidade, através da renúncia da mentira e do engano não é possível avançarmos para irmos em busca de novas virtudes, tendo como perspectiva a eternidade e os valores de uma vida sadia, equilibrada e verdadeiramente feliz. Contudo, é evidentemente que essa transformação não é uma decisão fácil, pois a verdade nos liberta, e nem sempre ela é agradável, ela exige uma atitude, e a necessidade de estarmos atentos, como o próprio Cristo nos alertou: “Vigiai e Orai” (Cf. Mt. 26,41). Sejamos a partir de nós mesmos a Mudança que o Mundo precisa!
Daniel Canevarollo
Seminarista

Compartilhe: