Ir para o conteúdo

domingo, 24 de dezembro de 2017

Artigos

NATAL: NOSSA LUZ É JESUS!

A celebração do Natal remete-nos ao acontecimento fundante da fé cristã: a Ressurreição de Jesus. O verdadeiro sentido no Natal não se encontra na manjedoura, mas sim, na vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Assim, relemos os fatos e acontecimentos não simplesmente do ponto de vista histórico-cronológico, mas, como experiência e vivência de fé. A partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, convertendo-nos continuamente, assumimos segui-Lo como discípulos; dispondo-nos a ser Igreja, vivendo em comunidade, tornamo-nos Seus missionários.

Deus não e cansa de amar! O Natal rememora a ação de Deus que envia seu filho único para assumir a condição humana. Celebramos o mistério da encarnação! Mistério não por ser estranho ou escondido, mas, porque, está muito além de nós; cremos e experimentamos, mas não esgotamos nem compreendemos totalmente. É ação de Deus! É mistério da fé!

Deus não se cansa de salvar! O Natal rememora a ação de Deus que envia Seu filho único para redimir a humanidade, imersa no pecado desde que, representada por seus ancestrais decidira distanciar-se de Deus, submetendo-se, á escravidão do pecado e da morte. A ação salvadora de Jesus Cristo ultrapassa os tempos; como Deus não está limitado no tempo e pelo tempo, é ação sempre presente, é salvação eterna.

Esperamos, vigilantes, o Salvador! O período de preparação para o Natal, denominado ‘Tempo do Advento’, rememora-nos que a vida de todo cristão é uma espera constante e vigilante pela manifestação do Senhor. Não se trata de uma espera passiva, pelo contrário, uma espera ativa, marcada, sobretudo, pela oração e ação.

Dizemos sim ao amor de Deus! A celebração do Natal apresenta-nos a proposta de Deus e espera de todos e cada um de nós uma resposta. Inspira-nos o exemplo de Maria e José, que, pelo seu sim, colaboraram, diretamente, com Deus. Maria assumiu a missão de ser mãe do Salvador e, José, Seu pai adotivo.

Acolhemos Jesus Salvador! A celebração do Natal ilumina-nos para acolher o amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo. Acolher significa muito mais que, simplesmente, receber. Acolher é assumir Jesus Cristo, fazer parte do Seu discipulado. Somos chamados a acolher, através do discipulado, Jesus em nossas vidas.

Somos testemunhas da Alegria! A celebração do Natal inspira-nos a reconhecermo-nos como membros do Povo de Deus, chamados a testemunhar, na alegria, Jesus Cristo como Salvador e Senhor de toda a humanidade. Devem anunciar e testemunhar, em todas as realidades humanas, a alegria do Evangelho de Jesus Cristo.

Somos testemunhas da Esperança! A celebração do Natal reforça em nós a consciência e certeza de que, os filhos e filhas de Deus, são filhos da esperança. A fé em Jesus Cristo nos impulsiona e convoca a sermos testemunhas da esperança neste mundo marcado por tantas dores.

Ser sal e luz, missão de todos nós! A celebração do Natal propõe-nos refletir: o nascimento de Jesus Cristo não é um acontecimento antigo, preso no tempo, há cerca de dois mil anos atrás. O Nascimento de Cristo é sempre atual. É nossa missão, como povo de Deus, evangelizar, fazendo Jesus nascer nos corações de todos os que se abrem a esta graça.

Somos transformados para transformar! A celebração do Natal ilumina nossa vida, para alem de um dia. Não basta buscar uma transformação pessoal e individualista sem preocupar-se com a sociedade que nos envolve e, da qual, fazemos parte. O cristão, neste tempo de preparação para o Natal, é convidado a transformar-se para transformar o mundo.

Neste novo Natal, acolhamos a luz, que é Jesus!

 

 

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado

em Psicologia

ivanpsicol@hotmail.com

 

Compartilhe: