Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Na medida certa

Observando nossas atitudes diante das escolhas que nos são necessárias, perceberemos que, na verdade, todo o nosso caminhar perante esta vida passa pelo ato de optar por diversas situações sempre com duas ou mais opções dependo da realidade em que se encontra. Ou seja, a todo momento estamos escolhendo optar por algo, pois como sabemos, não há como não optar por um caminho, não há como não escolher.
Diante desta realidade, é possível perceber que as nossas escolhas e nossos passos, para que se tornem passos e escolhas concretas, precisam ser amparados pela temperança que se manifesta por uma atitude de procurar atingir a medida certa, pois sabemos que somos responsáveis por nossas atitudes, mesmo quando escolhemos por arriscarmos em algo que ainda não nos parece claro.
Olhando para a Palavra de Deus, no Evangelho de São Lucas (Cf. Lc. 15,1-3.11-32), Jesus nos apresenta a Parábola do Filho Pródigo. Nesta passagem aprendemos com Jesus a realidade do amor e a misericórdia com que o pai trata o filho que esteve perdido. Sabemos que o filho saiu de casa por sua livre opção e liberdade de escolha, e o pai se preocupou com ele que se perdeu. Mesmo assim, o pai o aguardava ansiosamente, e ao chegar o tratou de maneira especial.
É possível perceber, diante destas duas realidades apresentadas, que o Filho Pródigo volta para casa ao “cair em si”, ou seja, ele percebeu a realidade que o cercava em sua volta. E assim também isso acontece com cada um de nós.
É preciso que olhemos em nossa volta e, a partir deste ato, tentemos perceber a verdade real que nos cerca, pois é sempre tempo de voltar e “cair em si”, buscando chegar à “realidade”.
Sabemos que Deus nos aguarda ansiosamente, mas a decisão e a responsabilidade de optar pela medida certa para que não nos percamos é sempre nossa. Aproveitemos este tempo da quaresma para destacarmos e percebermos em nós mesmos a realidade e a medida certa que faz parte de nossa vida.
Daniel Canevarollo
Seminarista

Compartilhe: