terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Artigos

Na lancheira da garotada, lição de alimentação saudável

Bolachas, salgadinhos, bisnaguinhas e suco de caixinha são itens comuns na alimentação de muitas crianças, inclusive no lanche entre as principais refeições e não raro na lancheira preparada para a escola. O grande problema é que esses alimentos, aparentemente inofensivos, escondem riscos à saúde. Por essa razão, o DNA Empório do Riopreto Shopping promoverá, no dia 1º de março, o workshop “Lancheira Saudável”, às 19h, na Praça 3 de Eventos, com uma série de dicas valiosas para os pais e responsáveis pelas crianças.
O consumo excessivo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio, gorduras saturadas e conservantes artificiais, pode causar problemas graves, como obesidade, diabete, hipertensão e dislipidemia, ou seja, elevação da gordura no sangue. Por isso, é essencial que sua ingestão seja limitada.
No workshop, as mães e pais participantes receberão algumas orientações importantes na hora de elaborar a alimentação das crianças no período fora de casa. É preciso levar em conta o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (café da manhã ou almoço). Depois, certificar-se de que esteja mandando dentro da lancheira um produto de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura e um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais), além de uma bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural).
Também é importante a organização e planejamento de receitas, a higienização diária e o envolvimento da criança na montagem.
Por último, dica que vale por uma vida inteira enquanto hábito saudável: “A lancheira escolar deve ser uma extensão da alimentação de casa”.

Compartilhe: