Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Missa Afro será celebrada hoje na igreja do Bom Jesus

O padre Thiago Reis preside hoje, Dia da Consciência Negra, às 19h30, na igreja matriz da Paróquia Bom Jesus, a tradicional Missa Afro.
A Eucaristia recebe este título por inculturar símbolos e expressões da cultura africana para exprimir a fé e transmitir as verdades do Evangelho nos rituais característicos da liturgia da Igreja Católica. O objetivo é louvar a Deus de tal maneira que possam os participantes compreenderem e viverem a fé em Cristo sem que percam a sua identidade africana.
Sobre a enculturação na Eucaristia, dizia o Concílio do Vaticano II em 1963:“A Igreja não deseja impor na Liturgia uma forma rígida e única para aquelas coisas que não dizem respeito à fé ou ao bem de toda a comunidade. Antes, cultiva e desenvolve os valores e os dotes de espírito das várias nações e povos. O que quer que nos costumes dos povos não esteja ligado indissoluvelmente a superstições e erros, Ela o examina com benevolência e, se pode, o conserva intato. Até, por vezes, admite-o na própria Liturgia, contanto que esteja de acordo com as normas do verdadeiro e autêntico espírito litúrgico” (Constituição SacrosanctumConcilium n° 38).
Segundo o padre Thiago, a celebração de hoje é uma voz profética. “Uma vez que é a única missa dessa na cidade, aonde vimos ainda tantos gestos de racismo, de divisões e barreiras, celebrarmos essa missa também é profético pelo fato de nos recordar que todos nós somos iguais diante de Deus, que as divisões fomos nós que criamos e não o Senhor em seu projeto criador”, ponderou o presbítero.
A equipe que organiza a celebração pede que os participantes levem algum tipo de alimentopara ser partilhado numa confraternização no final da missa.

Compartilhe: