sábado, 20 de abril de 2019

Artigos

“À medida que formos capazes de realizar políticas públicas nós poderemos dizer que o nosso país vai ser diferente”, destaca o bispo diocesano

Utilizando-se no método ver-julgar-agir, aconteceu no domingo (03), o encontro diocesano de preparação para a Campanha da Fraternidade 2019 (CF 2019) cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”. O evento aconteceu na Cúria Diocesana e reuniu cerca de 80 lideranças representando as paróquias da diocese.
O psicólogo Luiz Gustavo Bomfim, que trabalha na Fundação Pe. Gabriel, foi quem realizou a primeira palestra sob a ótica do “ver”. “Esse tema da Campanha da Fraternidade esse ano veio no melhor momento. Tem acontecido ‘N’ coisas no nosso dia a dia que tem a ver com política. Hoje, se fala tanto de política que infelizmente a gente cria alguns entraves, um distanciamento, porque a gente sempre lembra da política partidária. A gente lembra sempre do Lula, Bolsonaro, Dilma, quem é oposição… (…) E política é uma coisa muito maior que isso. (…) Política Pública é uma resposta a um determinado problema”, destacou.
O evento contou com a presença do bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior. “Eu penso que (a tragédia em) Brumadinho, apesar de toda a dor que ela carrega, é para nós um sinal de esperança. Eu fico pensando que toda a repercussão que teve nos obriga a olhar e pensar no nosso país de maneira diferente. E a gente está consciente de que é uma Campanha que vai criar polêmica. E consciente de que nós vivemos um momento pós-Brumadinho: as coisas vão acontecer se nós nos organizarmos, (…) se nós participarmos dos conselhos paritários, (…) quando começamos a acompanhar os mandatos políticos, (…) e à medida que formos capazes de realizar políticas públicas nós poderemos dizer que o nosso país vai ser diferente”, destacou.
O objetivo da CF deste ano é, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, estimular a participação dos católicos nas políticas públicas a fim de fortalecer a cidadania e o bem comum que são sinais de fraternidade. O lema da CF é lema é “Serás liberto pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
A CF 2019 terá início no dia 06 de março, Quarta-feira de Cinzas, em todo o Brasil, e será refletida de modo intenso durante toda a Quaresma.

Compartilhe: