Ir para o conteúdo

domingo, 09 de abril de 2017

Artigos

INTOLERÂNCIA A LACTOSE, O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Bom dia, hoje eu queria começar falando algumas coisas importantes sobre a Intolerância a lactose. Como não sou da área da saúde, mas sou intolerante há muitos anos e já passei por muitos médicos e nutricionistas, já filtrei muitas informações e sou minha própria cobaia! Procurei informações seguras para passar pra vocês.
 
Você sabe o que é intolerância a lactose?
 
É a ausência da enzima que quebra a lactase ( açúcar do leite ) que pode ter dois motivos : a pessoa não produz ( caso de bebês ) e deixa de produzir por lesões no intestino ou envelhecimento. Depois de muito procurar e variar produtos tomei a vergonha cara e cortei definitivamente a lactose e derivados do leite, me mantive em uma dieta completamente saudável por 3 meses, o resultado? Após esse período ingeri lactose ( e muita) e não senti nada durante 1 mês! Comendo muita lactose mesmo, tive 2 casamentos e estava viajando nesse período, não sentia nada, nadinha mesmo, ia ao banheiro com frequência, sem distensão abdominal, gases, sem nenhum sintoma. O problema foi que eu exagerei tanto na lactose quanto no glúten e etc, sendo assim a vida boa só durou um mês.
 
As pessoas confundem as coisas, a Dra Ana Escobar sempre diz ” você não é intolerânte, você está”. Nosso intestino lesionado deixa sim de produzir a enzima, se o caso foi intolerância. Porém, quando recuperado produz novamente, por isso o ideal é não saturar o intestino, não lesionar. Lesionamos nosso intestino de várias formas:
 
– comendo alimentos industriais com frequencia.
– uso delongado de antibióticos
– alergias alimentares
 
A alergia alimentar é diferente da intolerância, e bem mais séria pois o corpo reage com a imunoglobina IGE, causando reações alérgicas que podem chegar a ser edemas de glote, reação anafilática e etc. Já a intolerância é mediada pela imuniglobina IGG, não passa de sintomas momentâneos que podem acontecer com até 2 dias depois de ingerir o alimento. Algumas pessoas ( como eu) tem reações fortes e devem eliminar esses alimentos para evitar lesões no intestino e doenças como gastrite, refluxo e etc.  Porém, muitas pessoas podem ter intolerância a lactose e alergias alimentares ou intolerâncias a outros alimentos ( como eu contei meu caso Aqui) . Por isso a melhor coisa a se fazer se vc foi diagnosticado com essa intolerância é retirar totalmente a lactose da sua dieta por alguns meses deixando sua flora se recuperar, tirar esse tempo para se alimentar com muitas fibras e probióticos e evitar alimentos alergênicos ( que você pode encontrar Aqui) é muito importante, mesmo que você não tenha alergia ou intolerância a eles, são alimentos que requerem mais do intestino, e enquanto lesionado vale a pena cuidar!
 

Compartilhe: