Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Inaugurada no Brasil a primeira Igreja Católica projetada para acolher pessoas surdas no mundo

Integrada por meio da Congregação Pequena Missão para Surdos, a igreja Nossa Senhora do Silêncio, localizada em Londrina (PR), é a primeira igreja para deficientes auditivos do mundo.
A Pequena Missão existe há mais de 160 anos, com início na Itália, e surgiu ao perceber que os surdos viviam abandonados nas cidades ou escondidos devido à falta de escolas na época.
Desde o começo a congregação esteve ligada à Nossa Senhora do Silêncio, tendo todos os trabalhos consagrados à intercessão da mãe.
Em 2012, em Londrina, surgiu a iniciativa de desenvolver estruturas religiosas tendo em vista a pessoa surda. Primeiro foi fundado um oratório dedicado à Nossa Senhora do Silêncio para orações pessoais do surdo e posteriormente a construção da igreja.
A igreja, que será futuramente um santuário, possui muitos diferencias em relação a estrutura. A iluminação é mais focada nos pontos que deve ser direcionada a atenção do surdo e o chão é vibratório para que eles consigam acompanhar o ritmo da música.
“Em outras paróquias encontramos um projeto feito para ouvintes com a presença dos surdos; aqui a Missa é pensada para o surdo com a presença dos ouvintes”, dividiu padre Heriberto.
Vale ressaltar que os surdos também integram o grupo de acólitos, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e responsáveis pela liturgia do futuro santuário.
A Igreja para surdos não trouxe apenas transformações para a vida destes, mas para os ouvintes que fazem parte da comunidade: a pessoa surda testemunha a importância do silêncio, de sair do barulho do Mundo e encontrar espaço para a vida interior.
Fonte: Vatican News

Compartilhe: