Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

A importância dos check-ups preventivos para a saúde feminina

As mulheres representam mais da metade da população brasileira segundo o IBGE. Dessa maneira, quando se trata de saúde, elas utilizam os serviços tanto para o seu próprio atendimento quanto para acompanharem crianças, familiares, idosos, vizinhos e amigos. Porém, a longa jornada de trabalho, a casa, o marido e os filhos podem tornar o dia a dia da mulher muito estressante e seu autocuidado acaba sendo deixado em segundo plano.
O Dia Internacional da Mulher é um marco nas reivindicações e lutas femininas por igualdade. A data representada por 8 de março foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. Permite, até hoje, a unificação e a expansão do movimento feminista, além de combater as problemáticas e trazer suas contextualizações em prol da mulher, isto é, tudo que envolve saúde, mercado de trabalho e família, por exemplo. O simbolismo da data permite que o mundo todo possa voltar sua atenção para o gênero.
Em relação à saúde, sabe-se que as mulheres tendem a procurar mais os serviços que os homens. Durante toda sua vida, além da gravidez, climatério e menopausa, a mulher passa por transformações fisiológicas e psicológicas que precisam do acompanhamento de um profissional da saúde. Sendo assim, o exame ginecológico regular e laboratorial, a mamografia e o pré-natal são necessários e se tornam uma parte importante ao cuidado feminino.
Vale salientar que os agravos mais frequentes no cuidado à saúde da mulher são: câncer do colo do útero e de mama, diabetes, doenças da tireoide, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e HIV/Aids. O rastreio destas enfermidades quando indicado é necessário para evitar o avanço de doenças e permitir a descoberta o mais precoce possível. Por isso, o check-up laboratorial para avaliação de tireoide, fígado, sangue, rins e outros órgãos é importante para o diagnóstico e à evolução destas enfermidades frequentes.
Além disso, com o avançar da idade, à medida que a mulher entra na menopausa e deixa de menstruar, se deve alertar para a maior prevalência de doenças como a osteoporose e as cardiovasculares, pois o estrogênio passa a ter sua produção diminuída neste período, perdendo, assim, seu efeito protetor, o que aumenta a probabilidade do surgimento destas doenças. É nessa fase que é importante a realizar exames para mensurar vitamina D, cálcio, fósforo, FSH e estradiol, além de avaliar a quantidade de gorduras no sangue e como está o metabolismo do açúcar.
Por fim, com a inserção num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as mulheres ainda carregam o fardo da dupla jornada de trabalho. Portanto, é de extrema importância entender que o cuidado com sua saúde envolvem carreira e família, devendo-se considerar os diferentes perfis de mulheres e suas necessidades. Salienta-se também que o universo feminino com suas peculiaridades e temáticas deve ser valorizado para que cada vez mais as mulheres tenham voz, um acesso digno à saúde e espaço, além dos seus direitos devidamente atendidos e respeitados.

Dr. Octavio Fernandes é patologista clínico e vice-presidente de operações do Labi Exames.

Compartilhe: