Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Hakuna Matata

“Hakuna Matat! Os seus problemas você deve esquecer. Isso é viver, é aprender”… Ao analisar o sentido dessa frase que é “sem problemas ou não se preocupe”, presente em uma das lições de Timão, amigo do Javali Pumba, na história do filme “O Rei Leão”, que está batendo recordes de bilheteria no mundo todo, é possível perceber que diante da realidade em que vivemos. Todos nós possuímos problemas a serem resolvidos.
Porém, a expressão mencionada deve nos apontar para uma realidade que nos leve a compreender que não podemos viver em função dos nossos problemas, é preciso olhar para eles com gestos que nos levem a encontrarmos a nossa verdadeira essência que é por natureza ser “feliz”, mesmo diante de nossos sofrimentos e dificuldades.
De fato, quando focamos e reduzimos a nossa existência em virtude de nossos problemas, sofrimentos e dificuldades, com certeza o nosso olhar ficará reduzido, como se houvesse em nós um cabresto, um tapa olho que nos dificulta percebermos nossas capacidades e também as soluções que talvez nem existam. Só é preciso um ato de virar a página acompanhada por uma renúncia e um gesto de superação que nos possibilite a seguir em frente com tranquilidade, sabendo que todo o melhor possível já foi feito.
É claro que o estilo do ‘Hakuna Matata’ não deve ser aderido por nós como uma ideologia que nos faça ignorar nossos problemas e também nossos irmãos nos levando a viver a cultura da indiferença. Pelo contrário, o estilo ‘Hakuna matata’ pode nos ajudar a compreender que para todos os nossos problemas há sim uma solução, e ela vem sempre acompanhada da realidade em si, juntamente com a alegria de viver, de agradecer, de ter consigo bons amigos, e também ter uma confiança que nos eleve a uma espiritualidade, ou seja, a encontrarmos forças em Deus para não desanimar e, portanto, viver a verdadeira alegria.
Deste modo, foi possível compreender que o ‘Hakuna Matata’ não existe piamente como um conceito estrutural, pois como sabemos não existem vida sem problemas. Viver esta realidade é viver na ilusão, porém, podemos usá-lo como um apoio ao percebermos que nós temos a capacidade de sermos maiores que todos os nossos problemas, pois podemos contar com o auxílio de Deus e de nossos irmãos.
Peçamos a Deus a graça de vivermos a alegria do evangelho com gestos de caridade que com certeza nos proporcionarão força e coragem diante das nossas dificuldades cotidiana.

Daniel Canevarollo
Seminarista

Compartilhe: