Ir para o conteúdo

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Artigos

Feliz quem confia no Senhor

Nós conhecemos a advertência de Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores!”. Porém, não basta conhecer esta afirmação e continuar com a nossa maneira de viver. Esta advertência é mais séria e as suas consequências são mais graves. Porque não lhe damos importância somos obrigados a suportar os resultados. Deus dá-nos prova do seu amor de Pai, nos alerta com todo carinho, e nós, como filhos rebeldes, teimamos em seguir os conselhos dos homens. Eles nos levaram a esta situação de confusão, corrupção e violênciaque estamos sofrendo. Chegando a uma situação em que para nós não tem solução, mas para Deus nada é impossível. Por isso, Ele continua alertando-nos para ver se nós criamos juízo, e mudamos a nossa maneira de pensar e a nossa forma de agir, e assim transformamos a situação do mundo.
O profeta Jeremias (17,5-8) dizia para o povo: “Isto diz o Senhor: “Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto seu coração se afasta do Senhor; como os cardos no deserto, ele não vê chegar a flotação, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada. Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor, é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor; sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua no tempo de seca e nunca deixa de dar frutos”.
São Paulo, na sua primeira carta aos cristãos de Corinto (15,12-20), diz a mesma coisa, mas com outras palavras: “Os homens que vivem escravos das coisas materiais, acreditam que tudo acaba com a morte, e os que escutam falar da vida eterna, morrem de medo só em pensar com a morte, e por isso acham que a ressurreição não existe”. Ele afirma: “Se os mortos não ressuscitam, então Cristo também não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, a vossa fé não tem valor e ainda estais nos mesmos pecados”. E termina a mensagem afirmando: “Mas, na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram”.
Os que seguem as teorias dos homens são escravos das coisas materiais, ficam incapazes de entender a Palavra de Deus, e não querem nem ouvi-la, porque ela pede fazer o contrário do que o mundo ensina. São Lucas (6,17-26), afirma: “Jesus disse: ‘Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus! Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem vosso nome por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas ai de vós, ricos, porque já tendes a vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas’”.
Esta é a diferença dos que seguem a Palavra de Deus e os que preferem seguir as teorias dos homens, e o porquê “ninguém pode servir a dois senhores.”

Monsenhor AntonioSantcliments Torras
Pároco emérito da Paróquia São João Batista de Olímpia

Compartilhe: