quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Artigos

Em setembro, Papa Francisco pede orações pelos mares e oceanos

O Vaticano publicou no YouTube o nono vídeo com as intenções de oração do Papa Francisco para 2019, no qual pede para rezar, durante o mês de setembro, pela “proteção dos mares e oceanos”.
“A Criação é um projeto do amor de Deus para toda a humanidade”, lembra o Santo Padre em seu tradicional vídeo mensal, no qual, nesta ocasião, exorta a rezar “para que os políticos, os cientistas e os economistas trabalhem juntos pela proteção dos mares e dos oceanos”.
Nesse sentido, o Pontífice destaca a importância de cuidar do meio ambiente, uma responsabilidade de todos, porque “nossa solidariedade com a ‘casa comum’ nasce da nossa fé”, explica.
“Os oceanos não só contêm a maior parte da água do planeta, como também a maior parte da vasta variedade de seres vivos, muitos deles ameaçados por diversas causas”, adverte Francisco no vídeo do Papa promovido pelo ex-Apostolado da Oração, agora Rede Mundial de Oração do Papa.
Nesse sentido, o Papa Francisco, “preocupado com o estado atual de muitos deles”, pede orações a todos os fiéis católicos para que “os políticos, cientistas e economistas trabalhem juntos em medidas de proteção”, uma vez que os oceanos são “os pulmões do mundo”.
“Para enfrentar o problema da gestão injusta dos mares, realça a necessidade de implementar uma ‘abordagem interdisciplinar’ que tenha em conta a pessoa humana”, disse a Rede Mundial de Oração do Papa, que também informou que, “cada ano, 13 milhões de toneladas de plástico se infiltram no oceano, provocando, entre outros danos, a morte de 100 mil espécies marinhas”.
Da mesma forma, deve-se notar que esta edição do vídeo do papa contou com a colaboração do jornalista e fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, que tem uma trajetória cinematográfica e fotográfica “orientada para o cuidado do planeta e dos oceanos”.

Compartilhe: