Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

ELENCO OU TIME

Bom Dia Barretos.

No jargão futebolístico fala-se muito em composição de um grande elenco para disputar um campeonato. A formação do elenco, na verdade, é a contratação de nomes consagrados no mundo futebolístico e que teoricamente dariam a certeza de se ter formado um seleto grupo de jogadores. Mas, compor um grande e muitas vezes caro elenco, não dá a garantia de sucesso se também não for montado um grande time.
Time ao contrário do elenco, não depende de nomes de destaque, mas sim de atitude, de compromisso, de focar um objetivo e canalizar todas as forças para concretizá-lo. Mas, como envolver nomes consagrados e perdoem-me, muitas vezes mercenários, num comprometimento, além de salários e gratificações, razão pela qual, com muita frequência grandes elencos falham.
A grande diferença entre elenco e time, está no comprometimento dos atletas envolvidos. E, por que abordo esse tema hoje? Porque estamos a nove meses da eleição que vai definir os destinos de Barretos nos próximos quatro anos. E o que vemos? Conversas e mais conversas buscando compor um elenco de forças que permitam chegar à vitória.
E depois? Irão governar com quem? Com o elenco ou com um time, talvez até menos gabaritado, mas muito mais comprometido.
Creio que as conversas e as composições têm que ocorrer em cima de ideias, de sonhos para melhorar a cidade e não em cima de partilha do botim. Aí entra a grande preocupação! Já vimos composições, apenas em cima de objetivos eleitorais no passado e, constatamos também, a desilusão com os resultados administrativos, donde alertar é uma obrigação da qual não quero me furtar.
Ainda a pouco vimos governos federais chegarem ao poder com grande respaldo popular e transformarem nosso país numa banca de negócios escusos. Quebraram as previdências das estatais, arrobaram os cofres do BNDES, quase destruíram a Petrobras e não queremos isso para Barretos. Ganhar as eleições é fundamental, porém, sem comprometer a governabilidade, senão é preferível não ganhar.
A hora é propícia para se montar um grande time vencedor e realizador. Tudo converge para isso. Não vamos perder a oportunidade.

Bom Dia Barretos.

Compartilhe: