Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Educando para a honestidade

Quando nos educamos diante de alguns valores morais que são apresentados em nossa vida em sociedade, vamos tornando mais resistíveis a possíveis enganos e incertezas que nos levam a ferir a nossa honestidade, e assim perdendo a confiança no valor do nosso trabalho, compromisso, estudo e principalmente do nosso dom.
Hoje em dia, na sociedade em que estamos inseridos, vemos a necessidade e urgência de uma educação que possa percorrer a estrada da honestidade fugindo de supostos atalhos que levam ao favoritismo e que nos tornam corruptos.
Ser honesto significa ter um olhar de compreensão e um caráter incorruptível, preservando sempre, acima de tudo, o respeito por todos e buscando sempre ter atitudes justas e que possam beneficiar a todos, não ser influenciado por particularidades e desejos pessoais. É preciso superar diariamente tentações imorais que são indignas ao homem.
Educar para a honestidade é uma missão importante da qual que somos convidados; à luz da nossa fé vamos descobrindo novos caminhos que nos afastam das garras da corrupção e, por meio do testemunho, cravamos no âmbito social o verdadeiro sentido do que é ser honesto.
Roger Carmanhan
Seminarista

Compartilhe: