Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Dom Milton apresenta ao clero o novo vigário judicial do Tribunal Eclesiástico

Dom Milton Kenan Júnior apresentou ao clero, durante a primeira reunião ordinária do ano, na sexta-feira (15), o padre doutor Edmilson Santos que assume a função de vigário judicial do Tribunal Eclesiástico da diocese.
O presbítero é pároco e reitor do Santuário da Adoração São Pio X na cidade e Diocese de São Carlos e assume a função que era do padre Luiz Antenor Rosa Botelho que se encontra em Roma.
Padre Edmilson tem 54 anos e 20 anos de ordenação sacerdotal. Ele também é professor na Faculdade de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Segundo a defensora do vínculo e Promotora de Justiça do Tribunal, Lucila Castro, o vigário judicial é a presença do bispo no tribunal. “Como o bispo não pode fazer tudo, ele elege um padre que faz as suas vezes”, explicou.
Segundo o cânone 1423, parágrafo primeiro, do Código do Direito Canônico, o vigário judicial possuía a responsabilidade e a direção do Tribunal Eclesiástico diocesano cumprindo o seu ofício sob autoridade do bispo diocesano.
“O tribunal é, portanto, um instrumento técnico jurídico, utilizado para a resolução dos conflitos entre as pessoas na Igreja. Podem ser objeto de julgamento um fato jurídico a ser declarado como a validade ou não de um matrimônio, os problemas de indisciplina de pessoas do clero e de leigos, as faltas contra os sacramentos e outros assuntos. Ele é de fundamental importância para o exame, a discussão e a decisão de um assunto em questão de competência da Igreja”, explica o professor Felipe Aquino da Canção Nova.

Compartilhe: