quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Artigos

Discernir a vontade de Deus

Ao tentarmos buscar caminhos para uma vida mais segura e decidida que seja amparada por caminhos de coragem e determinação, será possível perceber que o segredo para estas realidades estão em descobrir o que Deus quer de nós em tudo o que fazemos.
Com certeza, como seres dotados de razão e liberdade de escolhas, o Senhor deseja sempre nos revelar sua vontade, e mais ainda, que a busquemos com perseverança e fé.
Deste modo, ao observarmos o sentido que a fé nos remete, perceberemos que ela é sempre amparada por uma adesão. Deus é capaz de nos inspirar sua vontade e nós de aderirmos as realidades de Dele e caminhar com perseverança e coragem.
Algumas vezes, o Senhor nos revela seus planos durante a oração, noutras, se vale de pessoas para falar conosco. E assim, de um jeito ou de outro, Ele está sempre a nos orientar. Porém, a maioria das vezes temos dificuldades para ouvi-lo. Muitos erros seriam evitados se educássemos melhor os ouvidos do coração para captar o que Deus está a nos dizer. É sempre necessário a adesão, a confiança e, sobretudo, a atitude de esperança.
Quando nos deparamos com pessoas de bem, orantes, instruídas e sábias, devemos nos esforçar para nos tornarmos parecidos, e para isso é necessário fazer um exame de consciência e se perguntar: o que é preciso fazer? E da mesma forma quando toparmos com uma pessoa perdida, que desperdiça seu próprio tempo e energia agindo mal, fazendo o mal, é preciso que pensemos mais uma vez examinando a nossa consciência: Meu Deus, será que eu também me comporto assim? E logo após procurar a força do Espírito Santo para se tornar um ser humano melhor.
O amor puro não consiste no que falamos, mas sim no que fazemos, por isso peçamos a Deus está graça e procuremos perceber e caminhar rumo ao encontro daquilo que Deus quer para nós.
Aproveitemos a oportunidade que tivemos de celebrar o mês vocacional e nos coloquemos a caminho para discernir a vontade de Deus.

Daniel Canevarollo
seminarista

Compartilhe: