Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Bom Dia Barretos. Sentei diante do computador para escrever meu artigo semanal, quando fui assaltado por uma dúvida cruel a respeito do que falar. Falar sobre o espetáculo circense que aprontaram para prender um ex. Presidente do Brasil, antes mesmo de ser denunciado, julgado e condenado. 

Falar que tudo pode ser mais uma manobra, para impedir a votação da emenda constitucional da previdência, como ocorreu na denúncia da JBS. Com esse espetáculo pirotécnico para o grande público, golpearam Temer ou o Brasil? Justiça se faz nos tribunais, não num coliseu, com a plateia vibrando a cada cidadão jogado aos leões.  

Decidi não, o nosso povo já está cansado desse lero-lero, onde alguns se postam de mocinhos, até que suas máscaras também caiam, deixando à mostra suas verdadeiras intenções. Pensei então em falar de nossa querida Barretos, mas a situação da administração municipal está tão comprometida, tão apodrecida, a espera de uma lâmina de bisturi, para vazar a podridão em que se encontra, que pensei comigo mesmo, nossos ouvintes e leitores não suportam mais que se fale de assunto tão encruado. 

Lembrei-me então, que no dia vinte e dois de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, e conclui, aí está um assunto que fala de alguma coisa boa, a nossa água de cada dia. A água limpa e potável é um direito do ser humano, garantido por lei. 

Dentro das comemorações da data, a ONU, em boa hora realçou, que a água faz parte do patrimônio do planeta, e dela depende o seu equilíbrio e o seu futuro. 

A vida em Marte, tudo consta, desapareceu com o desaparecimento da água em sua superfície. Barretos tem o privilégio de poder contar, para se abastecer de água potável, do maior manancial de água doce subterrânea do mundo, o “Aquífero Guarani”. 

A água constitui aproximadamente 65% a 70% da constituição de nosso corpo. Até os ossos, quem diria, têm em sua composição 22% de água, que representa também, em torno de 90% da composição de nosso sangue. A água mais que um direito, é essencial às nossas vidas terrenas. 

Parei e exclamei: Meu DEUS! Será que foi por isso que o SAEE aumentou em 17% o preço da água em Barretos? Se foi, creio que não entenderam nada. A água é um patrimônio nosso, do povo, de quem habita a Terra e não de quem se empoleirando no poder, se julga no direito de sangrar as nossas economias. 

Ao elegermos nossos representantes, buscamos alguém que possa gerir nossa sociedade com justiça e com amor. Ponto final, é isso que esperamos. 

BOM  DIA  BARRETOS.  

Compartilhe: