Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Deus, sempre que aparece, surpreende

Muitos de nós já experimentamos as surpresas de Deus e nos demos conta do quão maravilhoso é seu amor para conosco. Leva um certo tempo para compreendermos que a vida de quem tem fé, além dos próprios projetos e ideais, contempla também os planos de Deus. Para cada um de nós, Ele tem um sonho, não se trata de predestinação ou carma ou qualquer outra coisa semelhante, mas de um profundo desejo do Seu coração de que tenhamos o melhor.
É verdade que o mundo está tão barulhento que nos impede de ouvir Deus que fala na suavidade dos acontecimentos mais simples; outras vezes somos movidos por nossas presunções de tocarmos sozinhos o barco da vida como se fôssemos senhores absolutos de nós mesmos e, por isso, por vezes sofremos com as consequências de nossas más escolhas ou das escolhas daqueles que estão próximos à nós.
Fato é que Deus, sempre que aparece, surpreende. Ele fica à espreita de nosso coração e nossa vida, esperando ansiosamente uma mínima fresta por onde possa passar e nos surpreender com tudo aquilo de mais belo que tem para nós. É importante ter claro, porém, que a vida com Deus não está isenta das lutas, sofrimentos, angústias e desafios, ao contrário, pode ser que por estarmos com Ele, soframos ainda mais estas provações, no entanto, o diferencial estará na forma como lidamos e superamos tais adversidades.
Não há nesse mundo nenhuma decisão que nos isente de sofrer as consequências nem nos blinde das dificuldades, fazem parte da nossa realidade humana, no entanto, existe uma proposta que, aos olhos do mundo pode até parecer contraditória, uma vez que exige renúncias e desapegos que vão contra a sua lógica de sucesso e bem estar, mas que esconde os verdadeiros e mais valiosos tesouros.
Deixar-se surpreender por Deus exige que soltemos o cabo da nau e entendamos que algumas situações da vida devemos entregar aos cuidados d’Ele; rezar, confiar, pedir o correto discernimento e a sensibilidade de coração para perceber Deus costurando ainda que às avessas de nossa lógica e, ao final, nos maravilhar com a capacidade que Ele tem de fazer com que tudo concorra para o bem daqueles que O amam(Rm 8, 28).
Quando ficamos cegamente presos àquilo que idealizamos para nós, além do risco de não sermos bem sucedidos, certamente teremos que lidar com a frustração que á consequência mais comum frente aos nossos insucessos, no entanto, quando nos abrimos com confiança e fé à tudo que a providência Divina pode nos oferecer, aí percebemos que, por melhores e maiores que possam parecer os nossos sonhos, nem se comparam ao que Deus tem reservado para cada um de nós.
Deixemos nos surpreender por Aquele que tem o coração que mais amou o mundo; aliás, nas atuais circunstâncias, o amor por si só surpreende, portanto, surpreendamos também nós com o amor e experimentaremos a mais fascinante aventura da vida que consiste em caminhar na presença do Absoluto que é Deus frente ao qual nada pode ser mais belo.
Diácono Fernando Felix Rabelo

Compartilhe: