Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Cuidar daquilo que nos foi confiado!

A sociedade de hoje é tão contraditória! Ao mesmo tempo em que ela quer tudo, ela não cuida daquilo que tem! Logo, as pessoas estão se configurando a isto, querem tudo, mas não cuidam do que têm. E isso não apenas no aspecto material, infelizmente também no aspecto pessoal, relacional.
É impressionante vermos pessoas empregarem uma energia tão grande para conquistar a pessoa amada, e por tão pouco perdê-la. Esse é o grande problema, desistimos ou enjoamos muito fácil das coisas e uns dos outros. Perdeu-se a noção de cuidar! Há alguns anos o homem cuidava da família. A mulher cuidava do lar. Esse cuidar não é no sentido de trabalho manual, mas no sentido de pertença, de ser parte, de ter responsabilidade pelo caminhar conjunto. Desistir do outro era quase que um fracasso pessoal de quem assim agisse. Consequentemente, tínhamos pessoas mais fortes, mais maduras, mais responsáveis, mais corajosas, mais audaciosas e mais felizes. Ao que parece, essa ideia de desistir do outro, dos sonhos, daquilo que nos foi dado por Deus para cuidar, não está dando muito certo.
Vemos crianças crescerem sem terem noção do que seja ter pai e mãe presentes em suas vidas, vemos amores sendo descartados em relacionamentos machucados por infidelidades, mentiras, oportunismos e pessoas consumindo apenas por apelo de mídia, sem nenhuma real necessidade. Perdemos o senso de cuidar.
Será que não é hora de mudarmos? Penso que a vida seja muito curta para vivermos desistindo uns dos outros, principalmente de nossas famílias, e que o nosso salário não pode ser gasto de forma tão fútil. Temos a oportunidade de fazermos diferente. É hora de cuidar daquilo que temos com amor e carinho.
A lição da semana: olhe a sua volta, veja sua família, seus bens, sua fé. Deixe de murmurar pelos problemas e passe a agradecer. Verá que tesouro maravilhoso estava escondido. Uma feliz e santa semana. Deus te abençoe!

Padre Thiago Freitas dos Reis
Pároco da Paróquia Bom Jesus

Compartilhe: