terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Artigos

Consultores Contábeis estão se destacando no mercado

O contador tem há tempos vive uma desvalorização e infelizmente ainda existem diversos empresários que tem a contabilidade como o famoso “Mal Necessário”.
Dentre os principais problemas enfrentados por um escritório contábil pode destaca-se a inadimplência, a falta de compromisso com reuniões e o atraso de pagamentos. A dúvida que nos resta é: como acabar com este preconceito? Como se tornar prioridade na vida e na rotina empresarial? Como os contadores podem se tornar um “bem obrigatório”?
Vivemos em uma época constantes mudanças no mundo corporativo. A cada momento a fórmula do sucesso profissional é adaptada ou totalmente reestruturada. O que foi ontem a chave para se um empreendedor de sucesso, com certeza não será o mesmo de amanhã. Se manter atualizado e acompanhar as mudanças na legislação e no mercado como um todo não é só o aconselhado, é o obrigatório e a chave para o sucesso do profissional da contabilidade!
A forma com que se fazia contabilidade na antiguidade já não é a mesma e o modo de se fazer contabilidade também vem mudando com o passar dos anos. Automatização de processos, emaranhado de leis e novas regulamentações tributárias, informatizações em geral e os processos estão em constante movimento e isso também não irá parar. Nada é o mesmo! O profissional da contabilidade consequentemente também não pode ser o mesmo!
Empresários contábeis mais inovadores tiveram um feeling quanto as necessidades de seus clientes, buscando a adaptação e constante melhoria nos serviços. É necessária a entrega de valor! Um bom relacionamento cliente/contador é essencial para essa “evolução”. O empresário precisa sentir que seu serviço é essencial para o crescimento, e manutenção do seu negócio e que de fato está agregando valor, e suma ele precisa ficar feliz em te pagar!
É de suma importância entender a diferença entre os modelos de negócios de escritório de contabilidade e de consultoria contábil
No primeiro modelo de negócio, a automação e a grande escala de produção de serviços considerados essenciais (apuração de tributos e atendimento a legislação) são predominantes. O contador tende a se preocupar com a quantidade de serviços prestados, diminuindo assim seu honorário e consequentemente derrubando a qualidade dos serviços prestados por estes profissionais visto que esse tipo de serviço atrai uma grande massa, graças ao baixo custo e a facilidade de contratação.
Já no segundo modelo de negócio, na consultoria contábil, existe um objetivo e preocupação diferente. A entrega e a participação ativa do contador nas tomadas de decisões são fatores de maior importância. A produção contábil tem o foco na análise de resultados.
Porque a consultoria contábil traz destaque no mundo corporativo atual?
Assim como dito, o cliente precisa entender a necessidade eque aquilo que está desembolsando vai mudar a vida da sua empresa. Esta é a base para todo processo comercial! Quando alguém entende o valor de um serviço e os benefícios por ele apresentado, o pagamento se torna um “investimento” e não um “gasto/perda”.
Como se deve proceder para tornar o gasto em um investimento?
A base para essa mudança é a preocupação quanto a qualidade de seus serviços! Você não pode se acomodar com aquilo que vem sendo reconhecido como o básico pelos demais profissionais. As obrigações fazem parte do cotidiano contábil, mas não devem ser o enfoque e a única prestação de serviço. O empresário está cansado do mesmo, ele quer o novo, ele quer alavancar seu negócio, a contabilidade consultiva pode trazer a mudança para uma empresa e de fato tornar “sonho em realidade”!
É muito importante entender que o empresário na maioria das vezes não sabe e não entende que precisa de um serviço gerencial. Ele não sabe o quanto isso pode interferir na vida de sua empresa. A visão é de economias, cortes de gastos! O trabalho do contador consultor é exatamente interferir nesse pensamento que já não é a realidade dos dias atuais! É preciso mostrar que uma visão crítica e analítica, com embasamento financeiro e estratégico, pode modificar a gestão das empresas! Se tornar prioridade na visão do empresariado é uma missão!
Na nossa vida pessoal e financeira você traça prioridades, não é mesmo? Contas de luz, água, carro, casa, Netflix, cada uma tem suas prioridades e alguns desses pagamentos são essenciais para que seu mês funcione. O contador consultor, aquele que de fato traz resultados para o empresário, é colocado como prioridade no fechamento do mês. O empresário precisa do serviço para que seu mês funcione e que consiga além de honrar com suas obrigações financeiras, que também tenha uma maior rentabilidade e retorno do capital investido.
Conclusão:
Quando temos a indagação de “Como os contadores consultores têm se destacado”, uma resposta simples responder este enigma: Eles se destacam porque estão presentes, são lembrados e se tornam prioridade! Um contador consultor se preocupa com a saúde das empresas de seus clientes. Analisa cada dado e toma ele como guia de decisões. O contador consultor domina toda ciência contábil e usa ela como aliada para o sucesso de seu cliente. Um “médico” empresarial!

Compartilhe: