domingo, 09 de Abril de 2017

Artigos

Conheça a História do Empreendedorismo no Brasil

Olá empreendedores, tudo bem com vocês? Acredite, o seu belo ofício está impregnado nas veias dos seres humanos há milhares de anos. É isso mesmo, os nossos ancestrais já tinham dotes de liderança, gestão de recursos e até mesmo administração. Conheça hoje a origem e a história do empreendedorismo no Brasil!
 
Uma história de milhares de anos…
 
Afinal, como você acha que os maias, incas e astecas ergueram suas grandes construções nas américas? Ou ainda, egípcios, chineses, celtas e outros povos espalhados ao redor do planeta? A gestão de recursos, liderança e administração está na veia dos seres humanos a milhares de anos.
Começando pelos nossos ancestrais de outras eras, que caçavam e armazenavam seus alimentos para tempos mais escassos. Com a evolução da espécie, aprendemos a extrair o melhor da natureza com a agricultura e a criação de animais. E depois de certo tempo nasceu o escambo, em que os povos trocavam suas especiarias por outros produtos, com o intuito de complementar os seus bens. Por exemplo, um criador de gado não precisa plantar arroz, basta trocar carne pelo cereal, entendeu?
Com a evolução do escambo nasceu o dinheiro, que movimenta os moldes do mundo até hoje. Sendo que, as grandes descobertas ao redor do globo são ocasionadas por visões empreendedoras, que resultaram em descobrimento de novas terras, aquisição de novos bens e até mesmo a conquista de novos povos.
 
História do empreendedorismo no Brasil
 
Podemos afirmar que os desbravadores do Brasil, por exemplo, foram os primeiros empreendedores desta terra, que levavam recursos como ouro, pau-brasil, ervas, animais, entre outras especiarias para a Europa.
A palavra empreendedorismo vem de empreendedor, que por sua vez nasceu do francêsentrepeneur, que significa “pessoa que assume riscos”. A palavra foi usada pela primeira vez pouco depois da época dos descobrimentos, por volta do ano 1725.
Desde então muito tempo se passou, os portugueses empreenderam na Europa com os nossos recursos e o que sobrou passou a ser aproveitado por nós.
André Luiz Bastos: Licenciado em Educação Física UNESP Bauru, Licenciado em Filosofia pela Universidade Nacional de Cuyo – Faculdade de Filosofia e Letras Mendoza – Argentina,  Mestre em Educação pela UNFRAN – Franca SP, Doutor em Ciências da Educação pela UNCUYO – Universidade Nacional de Cuyo – Faculdade de Filosofia e Letras Mendoza –  Argentina e Pós-Doutorado pela UNRTEF – Universidade Tres Febrero Buenes Aires– Argentina. Coordenador do NAD – Núcleo de Apoio ao Docente e Professor nos cursos da Faculdade Barretos. Prof.andrebastos@hotmail.com.

Compartilhe: