Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Como se preparar para a missa em casa durante a quarentena imposta pelo coronavírus?

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo José Pinheiro, recorda que há na orientação dos bispos, ao acolher as indicações das autoridades e profissionais da saúde, a dispensa da obrigatoriedade de participar fisicamente das celebrações dominicais nas comunidades. As missas nos meios de comunicação, segundo padre Leonardo, “se tornam, ainda mais neste momento, instrumentos eficazes de ‘reunir’ todos, cada um em suas casas, sobretudo os idosos, em torno da Palavra de Deus”.
Inspirada no Santuário de Schoenstatt de Belmonte, em Roma, a diocese de Jundiaí (SP) elaborou 10 dicas importantes para orientar os fieis a se prepararem para as celebrações à distância, transmitidas pela internet ou pela TV:
1. Prepara a tua mente: Não é uma transmissão qualquer. É a Missa. Toma consciência do que será transmitido.
2. Prepara o teu espírito: Entra no clima como se estivesse entrando na Igreja. Convida o Senhor para visitar a tua casa.
3. Preparar o teu corpo: Que o exterior corresponda ao interior. Tira o pijama! Levante-te da cama. Arruma-te!
4. Prepara a tua casa: Cria um ambiente celebrativo: toalha na mesa, uma vela, o crucifixo, a Bíblia aberta. Tua casa é a Igreja doméstica.
5. Evangelize: Reúna tua família para rezarem juntos: nada de barulho, distrações ou conversas paralelas.
6. Participe ativa e efetivamente: Respondam e cante juntos a transmissão.
7. Liturgia da Palavra: Escute a Palavra de Deus com o coração aberto: ouça ou acompanha as leituras na Bíblia, nos subsídios ou mesmo nos aplicativos de celular.
8. Liturgia Eucarística: Cristo se faz presente com seu corpo, sangue, alma e divindade! Na consagração, coloquem-se de joelhos, adorando piedosamente o Senhor.
9. A Comunhão Espiritual: Reze a seguinte oração, enquanto o padre comunga por si e pela comunidade paroquial: “Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento.Amo-Vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por Vós, mas, como não posso receber-Vos agora, no Santíssimo Sacramento, vinde ao menos espiritualmente a meu coração.Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Não permitais que eu algum dia me separe de Vós.Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu,inflamai meu coração, a fim de que esteja para sempre abrasado em Vosso amor.Amém!”(Oração atribuída a Santo Afonso Maria de Ligório)
10. Começa a nossa missão: Encaminha o link da transmissão das missas para outras pessoas que não puderam acompanhar ao vivo. Anuncie o Querigma, compartilhando uma palavra de ânimo, de acordo com a Liturgia da Palavra, nos grupos que você faz parte.

Compartilhe: