Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Como o clima afeta nossa saúde?

Olá!
O tempo seco e as altas temperaturas que vem fazendo nos últimos dias em nossa cidade, além de incomodar fisicamente, também podem causar alguns problemas de saúde.
No calor, as pessoas perdem mais líquido, tanto pela transpiração quanto pela respiração, o que pode levar a desidratação. Com o ar seco, o quadro fica pior (umidade relativa do ar abaixo de 30%).
O aparelho respiratório inflama e pode aparecer tosse, broncoespasmo e bronquite. Pessoas que têm asma correm mais riscos, pois podem ter crises.
Nariz seco: Sangramento nasal pode ser desencadeado pelo ressecamento da mucosa nasal e, consequentemente, causar a ruptura dos vasos sanguíneos. Na maioria das vezes, não são graves e podem ser controlados em casa. Primeiramente, deve-se manter a calma, depois se sentar com a cabeça inclinada para frente e pressionar a ponta do nariz com a ponta do dedo indicador e do polegar. Deve-se manter pressionado por cerca de 10 minutos e colocar uma bolsa de gelo na região da testa. Caso o problema se torne frequente, o indicado é procurar a avaliação de um otorrinolaringologista.
Os olhos também podem ser afetados: Vermelhidão, coceira, irritação, lacrimejamento, inchaço, desconforto nos olhos e maior sensibilidade a luz. Os sintomas de alergia ocular são parecidos com o de conjuntivite e o que difere é o tempo de duração dos sintomas. Evite esfregar os olhos. Aplicar compressas frias sobre os olhos fechados pode ajudar no desconforto, mas é preciso uma consulta ao oftalmologista.
Outro problema frequente é o ressecamento da pele. Evite banhos quentes. Use filtro solar e hidratantes e evite a exposição solar prolongada. Além do ressecamento, pode agravar problemas dermatológicos já existentes, como psoríase e as dermatites atópicas. Os lábios também podem ficar muito ressecados e rachados, se não hidratados.
Como se cuidar?
Dicas como manter uma bacia de água no quarto, utilizar umidificador de ar e beber muita água, realmente funcionam. Outras medidas podem ajudar, como aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos e manter a pele sempre hidratada, são cuidados importantes, bem como evitar a prática de exercícios físicos nos horários mais quentes.

Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: