Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Colesterol: mocinho ou vilão?

Olá!!

Dia 08 de agosto foi o dia Nacional de Combate ao Colesterol. Visto como vilão e muitas vezes eliminado pelas dietas mais radicais, o que poucos sabem é que ele é essencial para o nosso organismo, pois tem funções importantes como, por exemplo, na formação de hormônios sexuais e na constituição dos neurônios. O excesso de colesterol é responsável por uma série de doenças, principalmente as cardiovasculares, como infarto e AVC.
O LDL é responsável pelo transporte de colesterol produzido pelo fígado, para as células onde serão utilizadas. É conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar o entupimento. Se existir em excesso na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso, o LDL é conhecido como “mau” colesterol. Já o HDL, é conhecido como bom colesterol porque retira o excesso de colesterol das artérias, impedindo seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
Um dos motivos das alterações dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gordura saturada e gordura trans, presente em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados, como biscoito, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvetes.
Mesmo quem não costuma comer alimentos industrializados e gordurosos pode ter problemas com o colesterol. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas com hábitos saudáveis.
Para manter o colesterol controlado e a saúde em dia, faça exames regulares, mantenho uma alimentação saudável baseada na ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados e pratique exercícios físicos.

Compartilhe: