segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Artigos

CINQUENTENÁRIO

Bom Dia Barretos. Parabéns Barretos pelos seus 164 anos. Gradativamente, Barretos vai se destacando no universo das cidades brasileiras, pelo seu saneamento básico, com 100% de água tratada e 100% esgoto recolhido e tratado. Seu aspecto inicial de cidade provinciana foi sendo alterado com suas ruas sendo alargadas enquanto novas avenidas cortavam seu solo, para atender ao crescimento da frota e facilitar a nossa mobilidade.
Mas incomodava-nos o estrangulamento urbano, pelo cinturão de aço implantado pela ferrovia e que impedia a implantação de infraestrutura e interligação de nossos bairros. Com a graça de DEUS foi resolvido, com a implantação de um novo traçado e a retirada dos trilhos. Portanto, temos motivos de sobra para festejarmos os seus 164 anos.
Sinto-me orgulhoso de ter participado desse desenvolvimento, dando minha parcela de contribuição com meus 56 anos de atividade profissional como médico, atendendo nossa população, e 12 anos como prefeito. Mas também tenho consciência de que minha maior contribuição para Barretos é deixar como legado à minha cidade um hospital à altura do que o nosso povo merece.
Relembro que no dia 24 de agosto de 1.969, como presente de aniversário à nossa cidade, entregávamos em funcionamento o Hospital São Jorge. Portanto agora, ontem vinte e quatro de agosto, entramos no ano do cinquentenário. Quarenta e nove anos de funcionamento ininterrupto e a cada ano acrescentando novos serviços e aumentando a área física construída sempre tendo como meta atender melhor a nossa população.
No início do ano entregamos a ampliação do hospital, há dois meses iniciamos o atendimento em pediatria 24 horas por dia e no próximo dia 15 de setembro, estaremos entregando as novas dependências do atendimento de emergência, e no começo do ano que vem, o centro de atendimento neurológico.
Não paramos de sonhar e oferecer à nossa população, dia após dia, a ampliação dos nossos serviços, sempre com a filosofia de atender com competência, amor e fraternidade a todos.
Quando li no jornal “O Estado de São Paulo”, domingo 19 de agosto, que o hospital Renascença, em São Paulo, estava à venda, depois que a operadora de planos de saúde “NotreDame Intermédica” cessou o arrendamento do mesmo, e o fez após uma reestruturação da operadora em busca de um faturamento de R$ 1 bilhão de reais em 2019. Depois de ler também que provavelmente o “Renascença” poderá ser adquirido pela operadora de planos de saúde “AMIL” controlada pela gigante americana “UnitedHealth” ou pela “Rede d´OR” da família Moll, do fundo soberano de Cingapura, percebi o quanto a área hospitalar da medicina passou a ser tratada como um comércio e não como suporte à vida.
Percebi também como é importante para Barretos contar com um hospital genuinamente barretense, sem interesses outros, que não o de atender os barretenses e a nossa região, sentindo o prazer de ser útil, operando-o como uma missão a ser cumprida e não como um simples empreendimento comercial.
Por isso, quando Barretos completa seus 164 anos, quero trazer meu abraço a cada um de meus irmãos barretenses dizendo lhes: Barretos ainda é o melhor lugar do mundo para se viver.

BOM DIA BARRETOS.

Compartilhe: