Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Carnaval e a saúde do coração

Olá!
É carnaval, verão aliado a alegria, músicas, bebidas e, para muitos, a melhor época do ano. Mas é preciso cautela e respeitar os limites do corpo, para que o exagero não desencadeie problemas de saúde causados por má alimentação, desidratação e consumo excessivo de álcool nessa época.
Você sabia que dançar samba, por exemplo, chega a elevar a frequência cardíaca de uma pessoa para até 90% do máximo de sua capacidade? Isso equivale a um exercício físico de alta intensidade. E isso não é ruim, afinal, suar a camisa faz um bem danado para a saúde. O problema é misturar uma prática vigorosa com o consumo de energéticos – ainda mais se vier acompanhada de álcool ou drogas. Esse combo pode sobrecarregar o coração.
A ingestão de bebidas energéticas foi associada a arritmias mesmo entre pessoas com o músculo cardíaco em ordem. Em quem tem alguma alteração, os efeitos podem ser mais perigosos. Muitos dos prejuízos associados aos energéticos tem a ver com a alta quantidade de cafeína, uma substância estimulante. Só que existe limite para seu consumo – e a ingestão de uma latinha já pode ultrapassá-lo.
E o álcool? Enfiar o pé na jaca aumenta a incidência de fibrilação atrial – uma arritmia relativamente comum. Aliás, até o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode estar por trás dessa arritmia.
Algumas dicas para
curtir a folia:
– Hidrate-se: a desidratação ocasionada pela falta de líquidos e pela transpiração excessiva pode provocar quedas de pressão e desmaios. Beber água é fundamental. Dê preferencias a roupas leves e arejadas, principalmente em ambientes mais fechados, como salão.
– Durma bem: nada como uma boa noite de sono antes e depois de se juntar aos amigos nos blocos. Dormir pouco pode provocar aumento da pressão arterial, agitação, ansiedade e sonolência ao longo do dia.
– Cuide da alimentação: Evite comidas gordurosas e pesadas.
Gostou das dicas? Curta o carnaval sem descuidar do coração!
Um ótimo domingo, bom carnaval e até o próximo!

Compartilhe: