Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Avaliação do 3º Plano de Pastoral motiva reuniões diocesanas

No sábado (03), duas reuniões aconteceram no auditório da Cúria Diocesana com o objetivo de avaliarem o processo de implantação do 3º Plano Diocesano de Pastoral.
Pela manhã se reuniram os assessores eclesiásticos das cinco comissões diocesanas das urgências pastorais e membros de suas equipes, num total de 15 pessoas. A partir das atividades específicas de cada comissão, responderam questões referentes ao que foi avançado, os desafios encontrados e os compromissos de transformação.
O Conselho Diocesano de Pastoral se reuniu à tarde para responderem às mesmas questões, porém, com seis tópicos: diocesaneidade, formação, relação Igreja-sociedade, missionariedade, Ação estratégica / Planejamento pastoral e o Plano Diocesano de Pastoral. Cerca de 70 pessoas participaram do processo avaliativo.
Os dois encontros contaram com a participação do coordenador diocesano de pastoral interino, padre Ronaldo Miguel. O bispo diocesano, Dom Milton Kenan Júnior, participou da reunião do conselho e contribuiu com uma reflexão a partir de uma mensagem do Papa Francisco.
As respostas serão tabuladas junto às questões que estão sendo enviadas pelas paróquias que também realizam a avaliação e serão apresentadas durante a Assembleia Diocesana de Pastoral no dia 09 de fevereiro de 2019.
O 3º Plano de Pastoral foi lançado no dia 12 de abril de 2017 e está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, (DGAE) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e tem seu período de aplicação de abril/2017 até dezembro/2019. De acordo com estas DGAE, o plano contempla as cinco urgências na evangelização: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos.
O primeiro plano de pastoral foi elaborado após a 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral para os anos de 1997 a 1999, no governo episcopal de Dom Pedro Fré. No governo de Dom Antonio Gaspar, o segundo plano foi implantado para os anos de 2001 a 2003.
No governo de Dom Edmilson Caetano não foi realizado nenhum plano diocesano, mas durante duas assembleias diocesanas foram eleitas prioridades pastorais: Setor Juventude, Prode (Projeto Diocesano de Evangelização), Pastoral Social, Formação Integral de Lideranças e Pastoral Familiar.

Compartilhe: