Ir para o conteúdo

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Artigos

Assessores e coordenadores diocesanos são convocados para reunião

O Ano Nacional do Laicato vivenciado pela Igreja no Brasil ressalta, dentre outras coisas, os cristãos leigos e leigas como ‘sujeitos eclesiais’, protagonistas no processo de evangelização. Neste sentido, a Diocese de Barretos tem a graça de contar com Organismos Pastorais, Movimentos Eclesiais, Associações e outras iniciativas que são ‘sal da terra e luz do mundo’, através do empenho de leigos e leigas.
A fim de que sejam articulados os trabalhos pastorais no bispado de Barretos, será promovido no dia 28 (sábado), a partir das 13h45 na Cúria Diocesana, um encontro diocesano. Os coordenadores e assessores diocesanos de pastorais, movimentos e associações, e os representantes das paróquias estão, então, convocados para participarem do evento.
Segundo o coordenador diocesano de pastoral, padre Ivanaldo Mendonça, é muito importante que, além das paróquias, todos os organismos diocesanos, todos os organismos ligados à vida da diocese, inclusive os movimentos eclesiais e as associações estejam em profunda comunhão com a caminhada pastoral da Igreja Particular de Barretos. “Não obstante cada um deles tenha uma diretriz própria, a presença na diocese supõe e também exige, por parte deles, um comprometimento com a caminhada pastoral local. Por isso, nós precisamos nos encontrar com os assessores e coordenadores das linhas de pastoral, movimentos eclesiais, associações e outras expressões presentes em nossa diocese para alinhar melhor essa relação entre estes organismos e o Plano Diocesano de Pastoral, acima de tudo como expressão da caminhada e da comunhão eclesial vivida na Diocese de Barretos”, disse o presbítero.
A Diocese de Barretos está no processo de implementação e monitoramento do 3º Plano Diocesano de Pastoral. O lançamento do projeto aconteceu em abril do ano passado e ele contempla cinco dimensões em cada projeto de ação elaborado em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: ação específica, espiritualidade, formação, celebrativa e organizativa.
A vigência do plano termina em dezembro de 2019.

Compartilhe: