terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Artigos

As contribuições da psicologia para as organizações

A Psicologia Organizacional surgiu a partir da Psicologia Industrial, setor que tinha como objetivo principal o recrutamento e a seleção de pessoas, sem preocupar-se tanto na qualidade de vida do trabalhador. O avanço nesta área proporcionou, não só a preocupação com a qualidade de vida no trabalho, mas também favoreceu uma nova posição para o colaborador, uma vez que estes passaram a ser considerados como “parceiros da organização”. Atualmente, a Psicologia Organizacional ou Psicologia do Trabalho é a ciência psicológica responsável pelo cuidado com as pessoas nas empresas. O psicólogo organizacional age nos ambientes corporativos buscando alinhar interesses das empresas e as necessidades dos colaboradores.
O psicólogo organizacional pode ter diversas atuações dentro da organização, como: (A) Recrutamento e Seleção de Pessoas, por meio da realização de processos seletivos para preenchimento interno de vagas; (B) Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores, proporcionando, por meio de cursos e palestras, o aprimoramento do colaborar na profissão; e (C) Análise de Planos de Cargos e Salários. Além disto, o psicólogo organizacional pode intervir em conflitos organizacionais, buscar a melhora do clima organizacional, promover a oportunidade do colaborar expor suas necessidades e realizar eventos em datas comemorativas, tudo a fim de promover qualidade de vida no trabalho.
A atuação do psicólogo organizacional deve considerar também a motivação dos colaborados, uma vez que esta sensação irá interferir no desempenho dos mesmos. O psicólogo organizacional deve avaliar o que interfere para o aumento ou queda da motivação dos colaboradores e proporcionar situações em que os interesses dos colaboradores e da empresa sejam efetivados, promovendo o melhor funcionamento da organização.

Maria Laura Ferreira da Silva – Discente do 2º ano de Psicologia da Faculdade Barretos

Mariana Ducatti – Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Barretos

Compartilhe: