sábado, 24 de agosto de 2019

Artigos

Artigo- Pré-Diabetes x Diabetes Mellitus

Olá!!
Você já ouviu falar em pré-diabetes? Para explicar o que é, vamos falar inicialmente sobre a diabetes. A Diabetes Mellitus é uma doença crônica (não tem cura, mas tem controle) que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue por conta da incapacidade do organismo em transformar todo esse açúcar proveniente dos alimentos. A quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia, e quando está elevada, chamamos de hiperglicemia.
Esse aumento deve-se à produção e/ou ação insuficiente de insulina. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem o papel de reduzir a glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue entre nas células para ser utilizado como fonte de energia. Quando há falta de insulina ou quando ela não funciona corretamente, há um aumento de glicose no sangue e, consequentemente, a Diabetes Mellitus.
A pré-diabetes corresponde a uma alteração no metabolismo na qual os níveis de glicose no sangue são superiores ao normal, contudo, não são suficientemente elevados para serem classificados como diabetes. Pode ser considerado um estado intermediário entre o normal e o Diabetes Mellitus tipo 2 e deve ser interpretado como um sinal de alerta, porque além de estar em risco elevado de desenvolver diabetes, também aumenta o risco de doenças cardíacas e outras complicações médicas.
A boa notícia é que o pré-diabetes não é uma sentença de uma vida com menos qualidade. Um estilo de vida saudável – com alimentação balanceada, atividade física, controle do peso, boas noites de sono… – é a chave para prevenir, não só a condição, como para evitar que ela evolua para o diabetes em si. Em alguns casos, o uso de medicamentos também pode ser considerado como estratégia coadjuvante.
Você sabe como estão seus níveis de glicose? Para descobrir o pré-diabetes é preciso investigá-lo. Portanto, não deixe de fazer os exames periódicos.

Compartilhe: