Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

6 dicas para dormir melhor

Olá!

Uma boa noite de sono não tem preço. Para ter mais disposição ao longo do dia, é necessário recarregar a bateria durante a noite. Algumas dicas: 

1 – Tenha um ambiente adequado para dormir – Para dormir, nosso corpo precisa estar em um ambiente confortável. A luz do quarto é muito importante neste aspecto, por isso, prefira dormir no escuro. Nossos olhos precisam descansar e o ambiente escuro proporciona um perfeito relaxamento (também importante para a produção de melatonina,  o hormônio do sono). Outra coisa, quarto é lugar para dormir. Nada de usá-lo para trabalhar, comer e ficar rolando de um lado para o outro na cama. Seu cérebro precisa entender que cama é um local para dormir. Assim, fica mais fácil você sentir sono logo que está no ambiente. Colchão, travesseiro e roupa de cama também podem influenciar.  

2 – Chegou a hora de desconectar – Devemos desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes de dormir. A luz emitida pelas telas pode comprometer nosso sono e até mesmo a produção de melatonina. Inclusive, o mais indicado é carregar o celular fora do quarto.  

3 – Faça atividades relaxantes – Depois de dar um tempo nos aparelhos, aproveite para relaxar. Um bom banho, uma meditação e até mesmo uma leitura agradável são algumas indicações para aliviar a mente em um dia agitado.  Mas nada de ler em tablets e outros aparelhos.  

4 – A influência do que bebemos – As bebidas alcoólicas devem ser evitadas por pelo menos três horas antes de dormir. Seu uso excessivo inibe o sono profundo e mantém a pessoa nas etapas de sono mais leves, fazendo com que ela durma de forma irregular durante a noite. Outras bebidas cafeinadas como café, refrigerante, chá preto e mate também atrapalham o nosso sono e não são recomendadas antes de dormir (o efeito da cafeína pode durar ate seis horas no organismo). Chás calmantes como camomila, erva doce e cidreira contribuem para dormir melhor, pois ajudam no relaxamento. 

5 – Preste atenção ao seu dia – Alimentação e exercícios andam juntos com noites de sono mais tranquilos. Existem alimentos que dão uma ajudinha na hora de dormir, porém, o mais importante é evitar comer em excesso antes de ir para a cama. Já a prática de exercícios físicos é recomendada para gastar energia do corpo, porém, ao longo do dia e não muito próximo a hora de dormir.  

6 –  Controle do estresse – Muitas vezes chegamos ao fim do dia não apenas exaustos, mas com estresse mental em alto nível. Essa sobrecarga pode refletir na hora de repousar. A meditação ajuda a dormir melhor e também a reduzir as horas necessárias para se reenergizar. Mesmo quem nunca meditou antes pode praticar. Lembra que falamos sobre se desconectar? Esse é o primeiro passo. Depois, você pode sentar ou deitar confortavelmente em um ambiente tranquilo e observar sua respiração. Assim, sua frequência cerebral vai desacelerando, o que provavelmente vai causar sonolência.

Um ótimo domingo, ótima noite de sono e até o próximo!

Compartilhe: