domingo, 20 de outubro de 2019

Artigos

4 Segredos para você não infartar no inverno no inverno

Olá!!
Dia 21 de junho começou o inverno e com a queda da temperatura, os cuidados com nossa saúde precisam ser redobrados. Além de doenças comuns nessa época, como gripes e resfriados, as doenças do coração também têm uma grande ocorrência. Estudos apontam que há um aumento de 30% na incidência de infarto e de 20% de AVC quando comparados com outras estações.
Com o frio, o funcionamento do organismo faz com que o sistema cardiovascular fique sobrecarregado e precise trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico. Isso acontece porque os vasos sanguíneos tendem a se contrair e, com menos espaço para o sangue circular nas veias e artérias, ocorre um aumento da pressão.
Nessa época, há aumento do apetite, pois nosso gasto calórico teoricamente aumenta para que possamos gerar calor, manter nossa temperatura habitual e proteger o corpo. Para manter o equilíbrio, nosso hipotálamo estimula a ingestão de calorias. As pessoas optam por alimentos mais pesados no inverno, ricos em gordura, e diminuem a atividade física. Essa combinação contribui para o descontrole dos fatores de risco para doenças cardíacas. Algumas dicas para cuidar do coração nessa estação:
1 – Manter o corpo aquecido possibilita um melhor cenário de trabalho para o organismo. Agasalhe-se bem, mantenha as extremidades como pés e mãos bem aquecidas.
2 – Beba bastante água. Os líquidos são fundamentais para um bom metabolismo e previnem também o ressecamento da pele.
3 – Cuidados com a alimentação. É muito importante manter uma alimentação balanceada, com porções de frutas, legumes, verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.
4 – Atividade física. Não se esqueça de se proteger durante a prática, a fim de minimizar a perda de calor. Use roupas adequadas e que também facilitam a transpiração. Comece devagar. O corpo precisa de aquecimento para que a musculatura não seja lesada. E não se esqueça dos alongamentos.
Um ótimo domingo e até o próximo.

Compartilhe: