Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

2º Congresso Internacional de Catequeseno Vaticano conta com representantes da Diocese de Barretos

A Coordenação Diocesana de Catequese de Barretos participou do 2º Congresso Internacional de Catequese entre os dias 20 a 23 de setembro, no Vaticano, que teve como tema: “O Catequista, Testemunha do Mistério”.
O evento contou com 2 mil participantes de 47 países. Cento e cinquenta deles eram brasileiros entre leigos e leigas, padres, religiosos e religiosas. Da Diocese de Barretos participaram o padre Luís Gonzaga Bolinelli, DC – pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guaíra, Gustavo Figueiredo, Sueli Pierami, e Maria Lourdes Borges.
O objetivo do Congresso foi o de refletir sobre alguns temas com atualidade para a catequese que derivam da Segunda Parte do Catecismo: “A Celebração do Mistério Cristão”. Entre eles: a iniciação cristã e a catequese kerigmática, o catecumenado e a mistagogia, isto para mencionar apenas alguns, a fim de perceber cada vez mais a profunda relação entre a catequese e a liturgia.
Além das conferências, houve diálogo com os participantes em grupos de 30 a 50 pessoas para tratar dos temas: “AMistagogia”, “Introdução experiencial e sapiencial ao mistério de Cristo”, “Linguagem narrativa e simbólica”, “Reviver a história da salvação: ano litúrgico e catequese”, “O Domingo, fundamento e núcleo de todo o ano litúrgico”, e “Anúncio da vida eterna: viver a esperança”.
O Congressofoi realizado na Sala Paulo VI onde está a obra de arte “Ressurreição” do artista italiano PericleFazzni (1913-1987),

Compartilhe: