Ir para o conteúdo

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Artigos

10 hábitos que aumentam a longevidade

Olá!
Continuamos hoje a falar dos hábitos que ajudam a aumentar a longevidade:

6. Viva com propósito: Ter um plano de vida ou motivo para acordar todos os dias deixa as pessoas mais motivadas, felizes e com mais controle sobre as suas emoções. Estas pessoas levam uma vida mais saudável, apresentam melhores índices metabólicos, têm o sistema imunológico mais fortalecido e melhor desempenho cerebral.
7. Controle o estresse: é praticamente impossível não passar por situações de estresse no dia a dia. O problema surge quando viver estressado é algo frequente. Essa situação leva à inflamação crônica do organismo e provoca uma série de reações físicas e emocionais, que desencadeiam problemas capazes de causar ou acelerar a morte e antecipar o envelhecimento: indução a hábitos pouco saudáveis contribuindo para surgimento de diversas doenças, inclusive psiquiátricas, enfraquecimento do sistema imunológico, alterações no sono e memória.
8. Invista em uma alimentação saudável: O ideal para viver mais e com qualidade é adotar uma dieta equilibrada durante toda a vida. Isso significa consumir proteína, gordura, carboidratos, vitaminas e minerais que o corpo precisa na quantidade certa. Priorizar os elementos naturais e frescos, utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades, limitar o consumo de alimentos processados e evitar os ultraprocessados.
9. Mantenha os músculos ativos: A perda de massa muscular (sarcopenia) é um processo natural que começa após os 50 anos e estima-se que 1% a 2% de massa magra seja perdida anualmente. Manter a musculatura além de ser fundamental para a postura, equilíbrio e o movimento, deixa a pessoa menos propensa a evitar quedas, fraturas e outros traumas. Evitar ou reverter a sarcopenia se dá com a prática regular de atividade física – 30 minutos por dia – principalmente musculação.
10. Não se esqueça da vacina: A vacinação é uma das medidas de saúde pública mais eficaz para prevenir doenças e, portanto, garantir uma vida mais saudável e longeva.
Um ótimo domingo e até o próximo!

Nos acompanhe nas redes sociais: @dra.danielerezek  e Dra. Daniele Rezek

Dúvidas e sugestões, nos envie um e-mail: dradanielecardio@gmail.com

Compartilhe: